A abadia Profanada

EDITORIAL PLANETA , 2010 , LISBOA.
ISBN:978-989-657-084-2

O historiador Walter Ebert e requisitado pelo Reichsfuhrer Heinric Himmler para procurar o Graal. O cálice sagrado onde Jesus Cristo consagrou o vinho da Última Ceia e que no folclore medieval juntamente com a Santa Lança se tornou um talismã.

Com a passar dos anos, o ideólogo nacional-socialista Ebert debaer-se-á com o caminho da sua dramática vicissitude dos direitos humanos que o levará a conhecer personagens como Oriol Turmeda o Marina Barahona, espanhóis que viven un amor clandestino no exilio francés, onde os levou os dramáticos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Em Outubro de 1940, Ebert acompanha Himmler à abadia de Montserrat , em Barcelona, e graças ás acaloradas discussões com o frade que os recebe, acaba por perceber la negra escuridão da verdadeira obsessão do povo alemão, que tomou como legítimo e seu algumas passagens enigmáticas da Bíblia para justificar o genocídio do povo judeu como divinamente condenado na aurora dos tempos.

Baseado numa história verídica, a demanda do Graal, em Barcelona, pelos nazis, Montserrat Rico Góngora consegue que a literatura ilumine a esséncia obscura da historia não contada, e escreve un romance comovedor de uma época em que viver foi , uma vez mais, um acto de rebeldia e esperança.