A Queda da Babilónia

EDITORIAL PLANETA, 2012, LISBOA
ISBN:978-989-657-272-3

Uma aventura deslumbrante tendo como pano de fundo Roma, a Cidade Eterna...o que poucos sabem é que seu nome foi substituído por Babilónia, pelo apóstolo Pedro, devido às atrocidades cometidas contra os cristãos. Após da morte repentina do pai, Manrique de Sandoval recebe uma mensagem bastante intirgante do seu executor testamentário: entrega en Roma très mil ducados ao irmão Severo Pompeu, de cuja existència nunca ouvira falat.

Obrigado a cumprir esta estranha ordem e pensando que se poderá tratar de um logro, Manrique parte contrariado e muito desgostoso por o pai lhe ter ocultado que tinha un irmão.

Na viagem conhece um jovem, de origen judaica, Gonzalo Maqueda, que se tornou suspeito de un crimen. Ao ajudá-lo tornam-se amigos e Gonzalo acompanha-o à Cidade Eterna, onde terá um papel fulcral sem o saber. Chegam poucas semanas antes de uma estranha horda de luteranos e espanhóis , sob o comando do imperador Carlos V, invadir a cidade e protagonizar uma das consequências mais dramáticas nos anais da Historia- o Saque de Roma. Apanhados no meio do saque, torna-se difícil encontrarem o irmão de Manrique e as vicissitudes dos dois amigos acabam por ser diluídas pelo o protagonismo de Roma, la velha Caput Mundi, a Babilónia, a Grande, que vive o seu momento de glória...mas o seu destino apocalíptico aproxima-se.

 O romance A Queda da Babilónia ofrece-nos uma viagem eterna a uma cidade eterna, fascinante, e mergulha-nos nas raízes de todos seus mistérios de forma poética, amena, aventurosa e com rigor histórico.